Translate

Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Coisas que vc precisa saber quando chega na Irlanda

Ola Meninas





Tudo bem com vocês? Aqui esta tudo otimo, estou na luta para axar emprego, mas tenho fé que já aparece um pra mim. Sábado eu me mudei para outra republica estou morando com umas meninas da minha sala, estou gostando, rimos horrores aqui! Estou querendo fazer esse post desde que cheguei sobre esse assunto, pois eh muita informação para pouco tempo, então acredito que esse post vai servir para vocês que estão pensando em vir para Irlanda. Na primeira semana que você já chega, conhece a escola em que vai estudar e logo já começa com a papelada para tirar o visto de estudante. Uma das primeiras coisas a se fazer é tirar o seu PPS (Personal Public Service) que é CPF Irlandês que todos devem tirar. Sem ele não é possível trabalhar registrado na terra celta. Primeiro vocês precisa solicitar na sua escola a PPS Letter, sem ela você não consegue tirar o PPS. Faça isso logo no primeiro dia de aula. Após a chegada do seu PPS e hora de abrir a conta no banco, assim que o meu cartão chegar com a senha e hora de depositar os 3000.00 euros e pedir o extrato para levar na imigração, esse processo demora em media 30 dias eu já estou com 21 dias aqui, vamos ver! O sistema de onibus aqui eh bem diferente do Brasil, aqui e sempre bom vc andar com moedas, nos onibus você tem saber onde vai ou o valor ate la, pois quando vc paga com moedas e necessário falar o valor para o motorista, uma boa opção e comprar um cartão de 16,50 (ele te da direito de usar por 5 dias quantas vez quiser no dia). E importante você comprar um chip da VODAFONE eh a operadora que a brasileirada usa aqui, cuidado para não cometer o mesmo erro que eu, quando você compra o Chip por 10 euros você já comprar 20,00 euros de credito, para pode ligar de graça para a mesma operadora, mas antes de colocar o credito você tem que mandar uma mensagem para o numero 50222 com a mensagem de texto "Free", como eu fiz o contrario não ganhei a promoção =/ . Outra coisa como aqui venta muito, não comentam o erro de comprar guarda chuva, se comprar saiba que ele sera destruído em poucos segundos, como aconteceu com uma conhecida na minha frente rsrsrs... Quando fizer compras em algum supermercado, eh importante você levar sua sacola, aqui como vários lugares da Europa se paga sacola, não pode beber bebida alcoólica na rua e não pode fumar dentro dos Pubs. Quando você chega vai descobrir quem são os "knacker', eu nunca tinha ouvido falar ate chegar aqui. Assim como em qualquer parte do planeta, existe violência e vandalismo. Em Dublin não é exceção à regra. Por aqui há, não quer dizer necessariamente briga a base de socos e pontapés, mas também provocações e insolência em público.á um grupo minoritário e de nível sócio-econômico desfavorecido apelidado de Knackers. E quando falamos de violência em Dublin, esse grupo está quase sempre presente nas histórias contadas por aqueles que presenciaram e/ou sofreram alguma violência. Quando chegarem aqui evitem pronunciar esse nome nas ruas, já que eles atacam sempre em bando. Quem são? São em geral crianças e adolescentes pertencentes a um grupo sócio-econômico inferior que moram nas partes periféricas do centro da cidade. Basicamente, são jovens que gostam de gastar o tempo no centro da cidade importunando e provocando as pessoas por pura diversão. Costumam andar em grupos e vestir calças de moletom cinza e tênis branco (roupas fornecidas pelo governo). Como é normal de adolescentes, andam falando alto e/ou fazendo bagunça e provocações. Então eh isso desculpe pelo post meio chatinho mas eu não poderia deixar de fazer, estou procurando minha fantasia para o Halloween, aceito sugestões! Segui as fotos da Irlanda. Saudades família, amor te amo muito...


Bjs

Mandy




                                                                     Priscila, Elisa, Soraya e eu (clique se quiser ampliar)

                                          Despedida da Chintia (clique se quiser ampliar)
                                              Onde estou morando agora (clique se quiser ampliar)

8 comentários:

thayse disse...

Mandyyyy, adorei o post! Fevereiro estou aí hahaha Beijão

Mônica Carlos disse...

Oi Mandy!!
Que bom q as coisas estão começando a dar certo né? Com ctz logo vc arruma um emprego sim. E que banho de cultura vc tá tomando hein... logo já vai ter rodado a Europa inteira! rs
Desejo muito boa sorte a vc.
Que de tudo mais q certo!
Beijão

Aupair na França disse...

Mandy querida eu tbm depois de au pair fiquei em busca de trabalho e que bom q apos uns 10 dias encontrei,faço uns extras e o bom q esses extras dao uma parada de dois dias e depois me ligam ai trabalho duas semanas da uma parada e por ai vai,fica confiante vai da tudo certo como sempre da,vc é iluminada por Deus :)

Carla Lorena disse...

nao sabia que o halloween era forte ai tbm. Se divirta muito! :) No meu ano de au pair nem pareceu muito halloween pq nao teve negocio de pedir bala na casa dos outros e tal rs... Mas foi legal :)

Kknovais disse...

Mandy! Super feliz por vc! go for it!

Thá Carmo disse...

Oiiiiiiiiii Mandy... força ai jaja acha um emprego baoo pro cê! heheh
Entao, eu vou de pirata pro halloween, naao sei por ai, mas aqui tem mtas lojas de fantasias e opções eh o que nao falta!!!
dps conte qual vc escolheu! bjaoo

Camila Moura disse...

Mandyyyy... quando cheguei aqui nem acreditei, auhsuahsuahusha... e ao mesmo tempo fiquei curiosa de como foi que vc chegou até ai... muito legal Mandy, li váriooooss posts seus e vi o que tá acontecendo, espero que você consiga encontrar logo esse job e ser feliz!! Tudo de bom!!

Beijooosss

Dominique disse...

Oi amiga... Sua dicas são importantíssimas... Em Janeiro tô ai, me aguarde.... Bjos