Translate

Translate

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RENOVAÇAO DO VISTO




Ola pessoal

     Hoje irei falar como prometi como é o processo de renovação do visto. No meu post de 1 ano eu expliquei porque eu decidir renovar, estou muito feliz aqui, mas os sentimentos também mudaram ou deve ser eu que mudei com eles. Irei fazer um post explicando, porque acredito que isso deve acontecer muito com quem renova. Bom muita gente tem problema com a renovação do visto e isso se tornar uma dor de cabeça sem fim, quando você vêem para Irlanda você não tem certeza de nada como (emprego, casa, gasto exatos e etc), você traz o dinheiro que tem que comprovar e muita das vezes esses 3000€ nem é seu, o dinheiro acaba e o que vc faz? Pedir para família é uma opção, procurar um trabalho rapidamente mais obvio ou voltar para o Brasil, estudante aqui só pode trabalhar até 20 horas semanais no período de aula (part-time) e durante o período de férias, podendo trabalhar até 40 horas semanais (full-time). O trabalho "part time" é disputadíssimo e  quando você não encontra o que a maioria faz, pega o primeiro emprego que aparece "full time" e pedi ferias na escola, lembrando que o visto de estudante são 6 meses de estudo e 6 meses de ferias. Mas 6 meses para a maioria é difícil de trocar por um novo trabalho sendo que muitos ainda estão no processo de readaptação do mesmo ou juntar dinheiro para ficar só estudando o restante dos 6 meses, mas quando você renova o visto você precisa do "attendance" e como conseguir presença sem ir para escola, o que muitas escolas fazem é você pagar a mais, para renovar com a mesma e assim ganhar o "attendance" para renovar o visto. Eu não precisei  de nada disso mas estou resumindo o que acontece com a maioria, agora vou explicar o meu processo. Desde que eu vi para Irlanda o meu foco sempre foi estudar o 1 ano direto, independente de ficar mais ou não (pois estender ate então não passava pela minha cabeça). Então meu curso acabou eu já estava olhando a possibilidade de renovar o curso com a mesma escola pois do jeito que eu queria não era qualquer escola que podia fazer eu queria estudar só 2x por semana (full time). Eles deixavam eu fazer isso na minha antiga escola, mas era difícil pq eu tinha q estudar em turmas de diferente níveis, com diferentes professores, mas no final dava tudo certo. Mas o diretor da escola me falou que não teria como eu renovar com eles agora pois a escola estava lotada, que só podia daqui 3 meses. Então fui em varias escolas e assistir varias aulas e estava escolhendo qual escola iria estudar ate que eu achei a escola que eu estudo hoje, ela só tinha aula segunda e terça o dia todo perfeito pra mim, mas não tinha todos os níveis (alegria de pobre sempre dura pouco), feche com eles e falei que mesmo eu não ficando mais de um ano, eu queria renovar o visto (vai q o arrependimento bate-se né?) Ficou tudo acertado continuei estudando estava tudo lindo, ate que a escola inventa umas ferias que não esta prevista, nesse 3 meses de ferias, ela foi vendida, reformaram e trocaram toda equipe, fui la explicar meu processo e graças a Deus não perdi o dinheiro que eu paguei e ficou tudo certo. Um mês antes do meu visto vencer eu fui na minha antiga escola e pedir para eles enviarem meu "attendance" para imigração, preenchi o formulário na minha nova escola e eles já pediram o seguro, (em media 2 semanas). Minha host family se ofereceu para pagar os 150€ da renovação do visto (amei né rs..) Tentei ir na imigração pela primeira vez, mas estava lotado e eu não tinha o dia todo as senhas acabaram ao 12:00,  como eu trabalho agora a semana toda, fica difícil ter um dia off. Então olhei com minha host para me liberar mais cedo na semana seguinte e dei a minha documentaçao toda para minha amiga Savia para assim ela pegar a senha pra mim. A Savia pegou a senha 11:00am trabalhei normal esse dia, larguei serviço as 14:30, encontrei a Savia no centro e cheguei na imigração as 15:30 e tinha passado um numero na minha frente, conversei com o kara que mesmo assim aceitou me atender Ufa! Entreguei toda documentaçao e atualizei meu endereço, ele perguntou se eu trabalhava falei que não por opção minha (fiquei com medo de falar sim e ele fazer muita pergunta) No final fiquei batendo papo com o "gente boa", mas nada de mais, mais para descontrair, ele ate perguntou se eu não tinha avos italianos para pegar o passaporte Europeu e assim trabalhar como comissaria aqui rs.. Fiquei mais ou menos 1 hora na imigração mas sair com meu visto renovado em mãos. Não vou estender muito pois o post já ta longo mas embaixo coloco os documentos que precisa ser levado. Bom esse fim de semana vou para OSLO - NORUEGA, com minhas amigas Nick, Cibele e Sandra, próxima quinta eu estou de volta contando tudo sobre a viagem!


Documentos necessessários para renovação (em mãos)
  • Passaporte
  • Antigo GNIB
  • Seguro de vida
  • 150€ (bom pagar com cartão de debito para pegar o GNIB na hora)

Bjs

Mandy



              ____________________________________________________________

                                                 Recadinhos

Ariane Adriele de freitas: Amiga fico muito feliz que tu curtiu e gostou do Halloween tanto assim, o que falar das suas traduções, mal sucedidas, engraçadas e sem noção, merece ate um post em especial depois (morro de rir só de lembrar). Bjo Saudades

Adriana Leandro: Que bom que tu gostou da minha fantasia, fiquei só na retaguarda enquanto os kids pedia eu tirava foto e filmava, mas no final quem comeu os doces deles foi eu hehehehehehe... Bjs

Bruh G: Sim essa cultura irlandesa cada dia me surpreende mais, meus kids so cute! Bjs

Nadja: Que bom que você gostou das minhas postagens e esta me seguindo, fico muito feliz, volta mais vezes! Bjs

Thá Carmo: Que bom que você apareceu por aqui novamente, meus kids são fofos mesmo, já contei o destino, mas como vai ser a viagem só no próximo post estou ansiosa!Bjs

Luandinha: Ta bom os dois foram ótimos halloweens, vc terá muitos halloweens que aproveitar seja na Holanda ou aqui mesmo, vou pegar um pouco de neve esse fds! Bjs

REINVENTANDO: Oi Sandra fico muito lisonjeado que tu gostou do meu blog e esta me seguindo, espero que vc faça uma mega festa de Halloween na sua casa ano que vêem! Bjs


5 comentários:

Ree ;* disse...

Parabéns pela aprovação Mandy!! Beijos

REINVENTANDO disse...

É uma grande burocracia, mas pelo que vi você foi aprovada. Bjs. Sandra

luandinha =) disse...

nossa que confusão essa do estudo + trabalho! e bom saber que o jeitinho brasileiro rola por aí tbm hahaha mas pagar mais que 3 mil já é uma facada muito grande!

noruegaaaaa que tudo! já to doida pra chegar quinta-feira hehe aproveite muito a viagem e nos conte tudo depois!

beijos

Adriana Leandro disse...

Que bom que está feliz e tudo deu certo como vc queria. Boa viagem à Oslo e tira muitas fotos e depois posta pra gente ver, ok. Bjus!!!

galerafashion.blogspot.com.br

REINVENTANDO disse...

Passando para te desejar uma ótima quinta..Abraços. Sandra