Translate

Translate

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dicas para evitar ser barrado em aeroportos no exterior


Olá Meninas como eu sei que vocês adoram meus posts úteis, então vai mais um. Vale a pena conferir!
Em 2010, 6.072 brasileiros foram impedidos de entrar na Europa, segundo dados da Agência Europeia de Controle de Fronteiras (Frontex).
Os brasileiros representam 12% do número total de entradas recusadas. Segundo a agência, a maioria dos recusados tentava entrar em Portugal e na Espanha. “O brasileiro tem fama de querer tentar a vida fora do País, e como não precisa de visto antecipado, eles arriscam mais nos países de língua portuguesa ou latina, como Portugal e Espanha”, explica o gerente de Treinamento da Agência de Intercâmbios Experimento, Maurício Pivetta.
De acordo com o gerente, a entrada nos Estados Unidos foi dificultada, e isso chamou a atenção dos brasileiros para os países da Europa. “A diferença entre ser barrado pelos EUA ou pela Europa, é que ao pedir o visto americano a pessoa é barrada no Brasil, já na Europa, ela só descobre quando já está lá”, completa.
Para quem pretende viajar por meio de agências de Intercâmbio, mesmo para os países que mais vetam a entrada dos brasileiros, é mais fácil, pois o curso já está pago, dessa forma fica mais simples provar que o brasileiro tem dia e hora para voltar. “O maior problema dos brasileiros é provar que tem vínculo no Brasil”, comenta Pivetta.
Em alguns casos, como citado pelo gerente, os agentes de imigração separam os amigos que viajam juntos e interrogam de maneiras diferentes, e é nessa hora que os brasileiros são vetados. Outro caso são os brasileiros que viajam tendo algum amigo no exterior. “Os agentes de imigração são treinados e algumas perguntas servem para surpreender o viajante. Muitos perguntam se a pessoa conhece alguém no país e, ao receber a resposta negativa, anunciam o nome da pessoa e pedem para que quem está esperando por ela vá até a imigração. Nessa hora, se a pessoa for até os agentes, o viajante é barrado na certa”, conta o gerente.
Visados
De um modo geral, todos os brasileiros que desembarcam são vistos como suspeitos de quererem se instalar no país, mas alguns perfis são mais visados que os outros.
Conforme explicado por Pivetta, mulheres sofrem mais preconceito dentro dos aeroportos europeus, por conta de uma ideia de que muitas vão para o exterior à procura de trabalho dentro da prostituição.
Pessoas de 18 a 30 anos também são mais avaliadas. “Imagine uma pessoa com 23 anos, que acabou de se formar e quer viajar para o exterior. A primeira coisa que o agente de imigração vai pensar é que o sujeito não tem vínculo com o País nativo e quer tentar a vida fora”, comenta Pivetta.
Provar que quer voltar
Segundo o gerente, a maior dificuldade dos brasileiros é provar que querem retornar para o Brasil depois de conseguirem entrar em outro país. “O brasileiro precisa aprender a provar o vínculo que tem com o Brasil”, completa.
Muitos recursos podem ser utilizados para provar o vínculo, desde holerites, carteira profissional, até escritura de imóveis e declaração do imposto de renda. “Além de provar o vínculo, a pessoa tem que provar que tem dinheiro para se manter durante sua estadia e mostrar passagem de volta. No caso de turismo, passagens com trinta dias geralmente não são bem vistas. É difícil para o agente de imigração acreditar que o indivíduo vai fazer turismo durante trinta dias”, explica Pivetta.
De um modo geral, no setor de imigração dos aeroportos, sempre haverá um intérprete da língua portuguesa. Caso não tenha, uma pessoa que fale o idioma será solicitada. "Caso venha a ser barrado, o brasileiro aguarda no próprio aeroporto o primeiro voo para seu país de origem. Caso a empresa que o passageiro viajou não tenha vaga, o mesmo é direcionado para outras companhias", finaliza Pivetta.

Fonte:
Grupo Tripulação
Bjos

Mandy

21 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gi Overseas disse...

Mas isso é só em caso de turismo né?
Pq ... a gente também tem que levar toda aquela documentação comprovando vínculos quando for embarcar???

Ari Moura disse...

Isso e tenso msm... quando cheguei no aeroporto tava nervosa e com medo, ai ele so me perguntou oq eu ia fazer aqui e quanto tempo, foi sussa, mas o medo de chegar ate aqui e ter que voltar e brabo! rsrs

Bjusss

Anônimo disse...

Eu perguntei se podia ser sorrindo, e ele disse que sim!
Depois que tirou a foto e me mostrou, ele ficou rindo ¬¬
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK quase matei!!!!

Fernanda Duarte disse...

Sinceramente, é tanta coisa pra gente se preocupar né? :/
Muita calma no nosso processo! rsrs

To seguindo vc :)

** Pequena ** disse...

Mandy eles são pagantes ???
Se são voce pode iniciar a conversa !
Foi assim com os meus, eu que falei primeiro ! XD

Vivendo Minha Vida disse...

demoreii mas volteii,obg pela a dica é sempre bom saber,boa sorte,felicidades...beijos

Vanessa Lima disse...

Mandy,
Essa semana eu li a respeito e é mais com relação a europa, para intercambio é dificil acontecer nunca vi até hj..
Mas nos deixa tensas!!

Bjs

Thá Carmo disse...

Bom, acho que eu nao faço mais parte dessa estatistica,afinal ja consegui o visto hheheheheheh...
flor, li seu post debaixo, tu está certinha, nao desista dos seus sonhos nao...corra atras do que vc tanto sonha! ;)
bjaooo

Bianca Campos disse...

Maandy! que legal seu post! da um ajuda e tanto na hora do embarque : ) adorei!

Bom também espero viu que apareça uma family logo! estou desesperada já! :/

Boa sorte, beijos!

Glau Ribeiro disse...

Realmente post pra lá de informativo. Eu tenho medo de ter o visto negado, mas trabalho de carteira assinada e comecei mestrado semestre passado. Tranquei, mas comecei. Posso considerar como dois vínculos né?

Obrigada pelo comentário, Mandy! Tbm acho que mais vale a família do que o resto. Se a família for bacana o resto a gente ajeita com certeza! (:

Beijo!

Cah Chiconato disse...

Adorei o post Mandy, é bom mesmo pra gente pensar em todos os vinculos que podemos ter.
Nunca tinha parado pra pensar sobre isso. Complicado!

Bjs

Carol disse...

Oi, Mandy!
Ja tem um tempo que vc visitou meu blog e eu ainda nao tinha retribuido...
Tudo bom?
Legal ver que vc tbm tem um blog sobre isso e ajuda as outras meninas que querem ser au pair.
Tem sempre alguem com duvida =)
Obrigada pela visita e um beijo!
Carol
peloburacodaagulha.wordpress

Ana disse...

Muito bom o seu post, interessantíssimo! ;)

Bruna S. disse...

Oie Mandy !!! Adorei esse post.. É muito bom essas dicas de como se vestir e os documentos para comprovar vínculo com o país.
Obrigada por torcer por mim!!!
Tbm espero que de tudo certo..
bjus..

Mônica Carlos disse...

Ai Mandy esses rolos já viraram rotina na minha vida... nem estranho mais kkkkkk
Tb acho q depende muito do Estado, mas me disseram q a respeito do problema do site, talvez fosse pq eu tivesse tentando em horario de pico. Mas eu num acredito muito não.
Meu proximo passo é a entrega do app... quero só ver o q me aguarda! rs
Bjs

Lorena disse...

Mandyyyyyyyyyyyy, obrigada!!!!!!!!

Entao, eles nem checaram as minhas referencias, rs. Até pq, eu só entreguei depois do match com a family! Eles nem 'tchum' pros meus documentos!
Fica em cima do Mark ta?! Pq tudo tem que perguntar pra ele, e pressionar. Espero que de certinho.

Te seguindo também, mandyyyyyy! Torcendo por vc!

E adorei o post.

BEIJOS

Mônica Carlos disse...

Mandy, eu até gosto do sertanejo "universitário", mas no Luan eu só fui pq ganhei o convite msm. Os lotes esgotaram dois meses antes. Nunca q eu daria r$60 contos no show dele. Faço milhões de coisas com esse dinheiro! rsrs

E eu to naquele filosofia do cachorro, sabe? Nunca dispense um passeio (ainda mais se for de graça) rsrs. Mas nesse show eu só sofri... Luan Santana nem de graça mais.

Bjs

Silvia disse...

Olá;;; entao, sua cidade é em utrecht, meu namorado mora por lá..quando vier me da um toque e podemos marcar alguma coisa :) ;)

karol disse...

Valeu pelas dicas!! meu visto é segunda!!! muita ansiedade!!!
bjos e boa sorte sempre!

karol disse...

Valeu pelas dicas!! meu visto é segunda!!! muita ansiedade!!!
bjos e boa sorte sempre!